Atenção
FecharNotícias
A ABCEM encerrou 2024 com resultados expressivos e traçou metas para 2025, reafirmando seu papel no fortalecimento da construção industrializada. Durante o almoço de confraternização, realizado em 5 de dezembro, empresas do setor destacaram as conquistas de 2024 e traçaram metas para 2025.
Para Horácio Steinmann, presidente da ABCEM, este evento, que vem se fortalecendo a cada ano, é uma excelente oportunidade para estreitar laços entre as empresas associadas e reforçar a união do setor da construção metálica. “Tivemos a presença de 30 empresas, o que demonstra o engajamento e a relevância dessa iniciativa. Além de celebrar as conquistas do ano, pudemos discutir tendências e desafios para o próximo ano. A ABCEM segue comprometida em impulsionar a inovação e sustentabilidade, com perspectivas otimistas para 2025.
Segundo a consultora técnica da ABCEM, Catia Mac Cord Simões Coelho, durante o encontro, muitos pequenos grupos foram acontecendo e se mesclando para avaliar o ano de 2024. “Em junho/2024, o IBGE divulgou a Pesquisa Industrial Anual Produto–PIA-Produto relativos ao ano de 2022. Especificamente, em relação às estruturas de aço (incluindo defensas, torres e pórticos), a produção cresceu 10,65% ao ano entre 2005 e 2013, e alcançou dois milhões de toneladas em 2014, ano de realização da Copa do Mundo no Brasil, evento catalisador para grandes investimentos em obras. Porém, no período de 2014 para 2018, devido ao crescimento negativo do país de 3,8% ao ano, o setor sofreu queda na produção de 14,2% ao ano, atingindo 940 mil toneladas. A partir de 2019, o crescimento foi retomado ao ritmo de 18,3% ao ano. Segundo o IBGE, a produção em 2022 atingiu a 1.838 mil toneladas”, destaca Cátia. “A avalição durante o almoço é de que os números continuarão crescendo com a diversificação da produção na busca de atuação em diferentes mercados”, continuou ela.
Na oportunidade, ainda segundo Catia, foram abordadas a necessidade de se encontrar parcerias na cadeia de fornecimento para criação de valor compartilhado, pouco entendida por profissionais experientes, e a adoção de tecnologias como a robotização e a inteligência artificial.
Já para Ulysses Barbosa Nunes, diretor executivo da ABCEM, o almoço foi um sucesso. “Ano a ano tem crescido o interesse das empresas em participar do nosso almoço de confraternização. Cada vez mais temos empresas se engajando para interagir, fazer network, o que é muito importante”, disse.
“Para 2025, a ABCEM vai continuar atuando junto ao governo, defendendo os interesses do setor, de todos os nossos associados. Vamos realizar o nosso Construmetal em 2025 e iniciar os trabalhos do Modern Construction Show 2026. Vamos continuar incentivando à participação dos fabricantes de telhas na certificação da ABNT Inmetro com a ABCEM; incentivar também os fabricantes de estruturas metálicas a aderirem à certificação da ABNT 16775 (Conheça mais: Programa de Certificação de Gestão ABCEM/ABNT). Nossa meta é ampliar o número de associados e fortalecer ainda mais a presença da construção industrializada no setor da construção civil. “Estamos prestes a assinar um convênio com o CAU São Paulo para desenvolver ações conjuntas que promovam a construção metálica entre arquitetos, além de um acordo com o Senai, focado na formação de mão de obra qualificada nas áreas de estruturas metálicas e Light Steel Frame. Temos um extenso plano de ações pela frente e, sem dúvida, a ABCEM se tornará cada vez mais sólida”, afirmou Nunes.
Por: Dayse Oliveira
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.