Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM e Mackenzie encerram IX edição do curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações 28/12/2022

 

“Parabéns aos pesquisadores da graduação e pós-graduação que investiram nesse diferencial curricular.  Sabemos das dificuldades do acúmulo de um curso tão intenso com as atividades da graduação, pós-graduação e profissionais que muitos possuem.  Mas a realidade contemporânea exige que o profissional seja o protagonista de suas qualificações e diferenciais. O investimento de tempo tem muito retorno.  Constato que muitos alunos que fizeram esse curso anos atrás conseguiram trabalho com o currículo mais diversificado.  Agradeço o emprenho de todos e o apoio das Associações”. Foi assim que a coordenadora Profª. Dra. Maria Augusta Justi Pisani encerrou a IX edição do curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações.

O Grupo de Pesquisa Arquitetura e Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, liderado pela Profª. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, em parceria com a ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland); ABRAVIDRO (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e o Instituto Brasileiro do PVC, oferecem o Curso Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações, que discute, apresenta e prepara o profissional para aplicar em seus projetos os sistemas construtivos à base de aço, cimento (concreto), alumínio, PVC e vidro, uma excelente atividade de extensão e atualização para os alunos de graduação em arquitetura e Urbanismo, pós-graduação, professores e alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e  convidados externos.

De acordo com a Dra. Professora Maria Augusta, o processo seletivo é intenso e apresenta dois candidatos para cada vaga. “Alguns graduandos aguardam ansiosamente a época de inscrição porque as atividades são avaliadas pelos participantes, associação a associação, e os resultados são excelentes. Já foram mais de 430 participantes, entre eles, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica.

O curso também atualiza as informações sobre as Normas Brasileiras, bibliografias internacionais adquiridas pelas Associações e estudos de casos nacionais e internacionais, analisando o ciclo de vida dos materiais e seu desempenho, seus componentes e suas características específicas.

Cada Associação traz seus melhores técnicos e pesquisadores para apresentar de forma competente os tradicionais e os novos materiais e suas aplicações em projetos de arquitetura, tanto para edifícios como para obras de infraestrutura. A capacitação estuda os materiais e componentes da construção civil aplicados em projetos de arquitetura e urbanismo; analisa obras nacionais e internacionais que aplicam os respectivos materiais estudados, e informa os profissionais como especificar e detalhar.  Os materiais estudados são cimento, concreto, aço, alumínio, PVC e vidro.

Os alunos recebem cinco certificados, uma de cada Associação e todas as horas podem ser empregadas em seus currículos acadêmicos e profissionais. “O curso, além de incrementar os conhecimentos específicos destes arquitetos é importante para suas atividades profissionais, tendo em vista que a atual crise econômica do Brasil certamente passará e a área de arquitetura e construção necessitará de muitos profissionais habilitados para projetar, especificar, construir e reconstruir o país. Os alunos elogiam muito e confirmam que a maioria dos conteúdos não foram abordados na graduação ou pós-graduação.  Constatam também que incrementaram os conhecimentos da materialidade da Arquitetura e que se sentem mais seguros para projetar, detalhar e especificar materiais e processos construtivos. Este curso se tornou a extensão da FAU Mackenzie mais reconhecida e prestigiada, tendo se tornado um diferencial de nosso currículo, principalmente agora que estamos juntos da FAU do Instituto Federal de São Paulo”, destaca Maria Augusta.

Já Ulysses Barbosa Nunes, diretor executivo as ABCEM, agradeceu a todos. “Agradeço imensamente a Profª Dra. Maria Augusta pelo seu intenso empenho desde o primeiro dia. Já são nove anos consecutivos de muito trabalho e grandes resultados. Agradeço aos nossos apoiadores Kingspan Isoeste, Isoeste Metálica e CBMM, sem eles não conseguiríamos dar andamento nesse trabalho técnico de materiais. Ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que este ano veio com a gente. Gostaria de parabenizar também todos os alunos pela participação nas aulas”, encerrou Nunes.

 

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.