Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

"Como financiar a sua obra em Light Steel Frame pela Caixa Econômica Federal" foi tema de webinar na ABCEM ABCEM, 03/08/2022

A ABCEM promoveu no último dia 14 de julho o webinar "Como financiar a sua obra em Light Steel Frame pela CAIXA".  O evento, ministrado pela Agente Caixa Aqui XCredit SPira Hadid, Lidiane Feltran Junqueira,  ocorreu via plataforma Zoom para um público de 40 alunos.

O webinar teve como objetivo informar que o sistema Light Steel Frame, após a implantação da Norma Brasileira 16970 para sistema construtivo Light Steel Frame classificação da CEF, saiu de inovador para convencional o que facilitará os processos de financiamento.  Também foram explicadas quais são as exigências atuais da Caixa e como preencher a planilha de requerimento de acordo com as características do empreendimento e o cronograma físico e financeiro da obra.

Na oportunidade, foi demonstrado ainda como era o processo para financiamento e como é agora com a implantação da Norma Brasileira 16970 para sistema construtivo Light Steel Frame.

Segundo o diretor da ABCEM e da PlacLux, Fábio Din, a ABCEM focou neste primeiro momento em profissionais da construção, como engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações e também incorporadores. "Os cursos, webinars e bechmarks, que vêm sendo proporcionados pela ABCEM ao longo dos últimos dois anos, têm como propósito compartilhar conteúdo técnico e mercadológico que contribua para o crescimento sustentável do sistema light steel frame no Brasil", explica, salientando a importância de iniciativas como essa.

Fábio Din acrescenta ainda que o apoio dos agentes financeiros é fundamental para o fomento desta tecnologia construtiva.

Ainda de acordo com o diretor da ABCEM, a estimativa de crescimento médio anual desse mercado deve ficar acima de 20% para os próximos anos. "A norma será uma das locomotivas mas a mudança dos hábitos de consumo por obras mais produtivas, com melhor desempenho e sustentáveis. Também empurrarão o setor, além do tracionai esforço da cadeia produtiva e do setor acadêmico para formar profissionais projetistas, gestores e construtores. Todas as tecnologias construtivas industrializadas estão no ciclo de introdução ou escalada do mercado o que garantirá muito tempo de bons resultados inerentes aos resultados da economia, prevê Fábio Din.

Lidiane explica como fazer o pedido de financiamento para construir no sistema LSF: “O financiamento imobiliário junto à instituição financeira viabiliza a compra, a construção, reforma ou ampliação de um imóvel. Para um atendimento especializado, o correspondente bancário, que atua como agente imobiliário junto à Caixa Econômica Federal, intermedia todo o trâmite de financiamento, desde a avaliação do crédito até a assinatura do contrato e acompanhamento da obra, prestando consultoria, orientação e suporte sem onerar o cliente, informa a agente da Caixa.

Lidiane acrescenta ainda que em relação à construção Light Steel Frame, a Caixa está passando por um período de mudança e um novo cenário, o qual beneficia ainda mais os financiamentos nesse método construtivo. “Com o Advento da ABNT NBR 16970 (23.5.2022) estabeleceu-se os requisitos gerais para projeto e dimensionamento das estruturas de aço que integram o sistema construtivo. A partir da normatização no Brasil, a construção em LSF passou a ser considerado um sistema convencional e não mais um método inovador, que exigia inúmeras referências normativas e diversos documentos complementares. Dessa maneira, o trâmite do financiamento habitacional também passou por mudanças e simplificou a análise e viabilização do financiamento junto à Caixa Econômica. Antes da Norma precisávamos elaborar um dossiê mais complexo, o qual se fazia necessário juntar a Datec ou uma série de documentos em sua substituição. Atualmente, o pedido de financiamento é feito diretamente no escritório do correspondente imobiliário, onde o cliente apresentará juntamente com seu engenheiro, arquiteto ou construtora, o projeto e cronograma, demonstrando a viabilidade e custo da obra. O valor financiado é liberado de acordo com o andamento do cronograma da obra, podendo ter 20% de antecipação no ato do contrato. O financiamento é de até 100% da obra nos casos onde o terreno é próprio e de até 80% nos financiamentos de compra de terreno e construção. Para os clientes que possuem FGTS e se enquadram nas condições, podem utiliza-lo para compor o valor liberado. O fato principal para o sucesso na aprovação do seu projeto Steel Frame junto à instituição bancária é a adequação do projeto às boas técnicas e práticas desse sistema construtivo e o suporte de um agente imobiliário, que facilitará as fases do financiamento”, explica

A agente de crédito da Caixa salienta ainda qual a importância da realização de cursos como este. “O Sistema Light Steel Frame há muito tempo conhecido e utilizado na América do Norte, na Ásia e em países da América Latina, como o Chile e o México, começa a ter espaço maior no mercado brasileiro. Após a publicação da NBR 16970 em 23 de maio de 2022, que normatizou os requisitos gerais para projeto e dimensionamento das estruturas de aço que integram o sistema construtivo, nos proporcionou uma nova fase no Brasil, onde temos a possiblidade real de incremento de obras a seco, prazos curtos, eficiência produtiva, redução de impacto ambiental e economia. Para tanto faz-se necessário um maior aprendizado e especialização sobre o sistema construtivo, atingindo todos os profissionais envolvidos nas diversas fases, desde os primeiros planejamentos da obra até sua execução e conclusão. Nesse sentido, o agente financeiro é fundamental nesse processo, viabilizando a liberação de recursos financeiros e auxiliando as construtoras, engenheiros e arquitetos a incrementar negócios. O financiamento imobiliário caminha junto nessa nova fase no mercado brasileiro. Ter o suporte de um especialista nesse assunto torna mais fácil o fomento de obras em Light Steel Frame. Por isso, assim como já ocorre em outros métodos construtivos, a realização de treinamentos e cursos que envolvam os profissionais que atuam na construção em LSF é de suma importância para a especialização e desenvolvimento do setor”, finaliza Lidiane.

Redação ABCEM


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.