Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

“Construa Brasil” encerra primeiro ciclo com metas de modernização para a construção civil MDCI, 12/12/2024

 

A ABCEM, por meio do seu diretor executivo, Ulysses Barbosa Nunes, participou, dia 25 de novembro, do encerramento do primeiro ciclo  das atividades do Projeto Construa Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). O evento de encerramento, realizado no Auditório Celso Furtado, em Brasília, apresentou os resultados do programa e reafirmou seu compromisso com a modernização do setor da construção civil no Brasil.

Na oportunidade, o presidente do BIM Fórum Brasil e coordenador técnico do Construa Brasil pela Recepeti, Rodrigo Koerich, enfatizou a importância estratégica do projeto, em criar condições para investimentos em BIM e promover uma transformação digital abrangente, envolvendo iniciativas que vão desde a modernização de códigos de obras até a industrialização do setor.

Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços destacou, durante seu pronunciamento, que o Construa Brasil não é um programa isolado, mas integrado com outras iniciativas importantes, como o PAC, Nova Industria Brasil e à Nova Estratégia BIM BR.

Moreira recebeu, das mãos de Rodrigo Broering Koerich, líder do Recepeti e presidente do BIM Fórum Brasil, o “Manifesto em defesa do reforço e continuidade do Projeto Construa Brasil”, assinado por dezoito entidades, que “reiteram a importância do fortalecimento do Projeto Construa Brasil, certos de que essa iniciativa é uma importante ferramenta de apoio para construir um país mais próspero, inovador e dinâmico”.

Entre as entregas, destacam-se 25 mil participantes em cursos de capacitação em BIM, ações voltadas à digitalização de processos e à desburocratização de fluxos municipais, além da criação de células BIM em universidades públicas, equipadas com tecnologias avançadas, como drones, realidade aumentada e impressão 3D, para integrar teoria e prática acadêmica.

 

Transformação em três frentes

Focado na desburocratização, digitalização e industrialização, o projeto busca criar um ambiente de negócios mais eficiente, competitivo e sustentável para o setor, alinhando-se à estratégia Nova Indústria Brasil.

O Construa Brasil promoveu ações para simplificar processos e otimizar a regulamentação no setor. Entre os destaques estão:

  • Publicações e cursos online gratuitos que orientam gestores públicos e privados sobre boas práticas em licenciamento e adequação de Códigos de Obras e Edificações (COE).
  • Materiais educativos, como vídeos e guias, para tornar mais ágil a obtenção de alvarás de construção.

Digitalização

A implementação do Building Information Modeling (BIM) como ferramenta de transformação digital foi uma das grandes conquistas do projeto. Os resultados incluem:

  • 550 conteúdos de aprendizado no Portal BIM Acadêmico.
  • EAD com 80 horas de formação em BIM, além de guias práticos para integração com tecnologias como IoT e Blockchain.
  • Criação de Células BIM em universidades, equipadas com ferramentas avançadas, como impressoras 3D, que já impactaram a grade curricular de 34 cursos de engenharia e arquitetura.

Industrialização

Para incentivar a construção industrializada, o projeto:

  • Revisou 27 normas técnicas relacionadas à coordenação modular.
  • Desenvolveu uma nova norma técnica para habitações de interesse social, publicada pela ABNT.
  • Elaborou estratégias para impulsionar tecnologias construtivas e ampliar o uso de modelos de financiamento e licitações adaptadas à industrialização.

Impacto e próximos passos

O Construa Brasil já apresenta resultados que impactam diretamente o setor, promovendo maior eficiência e sustentabilidade. Com essas iniciativas, o projeto busca:

  • Gerar empregos e impulsionar o crescimento do PIB.
  • Modernizar práticas construtivas, alinhando-se às exigências da Indústria 4.0.
  • Estimular investimentos públicos e privados no setor.

Onde acessar os materiais

Todos os produtos desenvolvidos estão disponíveis gratuitamente no site oficial do projeto: gov.br/mdic/construabrasil.
O sucesso do primeiro ciclo abre caminho para novos avanços, consolidando o Construa Brasil como uma peça-chave na modernização da construção civil no país.

 

Por: Dayse Oliveira / Fonte: MDCI


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.