Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Primeiro curso introdutório ao Sistema Construtivo Light Steel Frame promovido pela ABCEM e Mackenzie tem grande adesão 22/05/2024

 

A busca constante pelo saber e promoção do uso da construção industrializada uniram a ABCEM e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em mais uma ação pioneira. Nos 15 e 16 de maio, foi realizado, na sede da Associação, o Curso Introdutório ao Sistema Construtivo Light Steel Frame.

Direcionado a alunos de graduação e da pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Instituto Federal de Educação de São Paulo e alunos do Senai Tatuapé, o curso, liderado pela Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani e ministrado pela diretora Técnica – Boas práticas e Normalização, Maria Thereza de Castro teve grande adesão, demonstrando o interesse e a sua importância educacional para o setor.

Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas:  Conceito do Sistema Light Steel Frame – LSF; Componentes – Montagem/Etapas; Desempenho; Normas Técnicas Brasileiras; Projeto/Importância/ Compatibilização; Responsabilidade Técnica; Patologias e Manual do Proprietário.

Segundo a professora Maria Thereza, o programa foi abrangente, apontando todas as etapas de um projeto e obra em Light Steel Frame, abrindo o debate para comparações com os demais sistemas construtivos, os incentivos e as barreiras do setor, e o futuro da indústria da Construção Civil no nosso país, de modo introdutório, mas indicando as direções.

“Contamos com alunos de Arquitetura e Urbanismo, do 1º ao 5º semestre, predominantemente. Tivemos a presença também de alunos do 7º ao 10º, e de professores, o que enriqueceu muito os debates”, disse Maria Thereza. Ela destacou ainda o sucesso do curso, “tivemos bastante procura, e as vagas se encerraram rapidamente. Imagino que iremos estimular este tipo de capacitação, dentro das disponibilidades da ABCEM e do interesse das universidades”.

Maria Thereza ressaltou ainda a importância de iniciativas como esta, “a proximidade da Associação com as universidades é de fundamental importância pois estabelece o diálogo entre a Indústria e os futuros especificadores/projetistas, o que enriquece a ambos. No nosso segmento, construção leve e seca, esse diálogo nem sempre é tão próximo e produtivo. Na minha opinião, esta iniciativa deve ser ampliada”.

De acordo com a Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, esta iniciativa é muito importante por completar os currículos regulares das Universidades, com dados técnicos atualizados e situação do mercado de trabalho. Além de disseminar o sistema construtivo pouco empregado no Brasil, porém que possui uma ampla gama de vantagens para a aplicação em edifícios de vários usos.

“O LSF tem crescido na região Sudeste e sul do Brasil, portanto deve ser mais abordado durante a formação do arquiteto, seja na grade regular ou na extensão, como é o caso. Atualmente, o estudante é responsável pelos diferenciais em seu currículo, portanto essas ações são importantes para todo o sistema educacional e profissional, explica Maria Augusta.

A união da Universidade Mackenzie com a ABCEM já vem de longa data. As instituições têm um convênio de Cooperação Acadêmico-Científico e Cultural, que proporciona uma aproximação maior da Associação com as faculdades de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo. A parceria completou, 10 anos e em 2023, o curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações, ministrado universidade teve sua décima edição.

 

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.